domingo, 18 de maio de 2014

Renascimento.




O Renascimento foi um movimento histórico, artístico e cultural entre os fins do século XIII e meados do século XVII. Surgiu em contraposição ao período de misticismo e religiosidade da Idade Média, portanto era um movimento contrário aos ideiais impostos pela Igreja e buscava o uso da Razão.


Características das Obras do Renascimento:
* Diferentemente da pintura Medieval, rígida, simbólica e bidimensional, o movimento Renascentista integrava integrava o natural, o humano e o espaço tridimensional, dando a perspectiva de profundidade, mais luz e cor;
* Houve um resgate da Cultura Clássica Greco-Romana, pois eram expressões de arte baseadas na razão, no antropocentrismo (homem no centro do universo), hedonismo e otimismo;
* Havia uma valorização da paisagem e da precisão do desenho;
* Mecenato – patrocinio de artistas durante o renascimento cultural, o qual era realizado por pessoas de posses, pela Igreja e Papas.
* Pode-se dividir o Renascimento em três fases: Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, as duas últimas chamado de Alta Renascença.
Artistas do Renascimento – Pintores e Escultores Importantes:
Botticelli - uma de suas obras mais características é a “Alegoria da Primavera” que é inspirado na mitologia pagã, no qual destacam-se a deusa Flora e as Três Graças, veja a pintura na foto abaixo:

Alegoria Primavera Botticelli Renascimento Arte   Obras, Artistas, Quadros e Esculturas Renascentistas
Alegoria da Primavera, tela à óleo de Botticelli

Michelangelo - foi um dos maiores escultores, pintores e arquitetos da história da arte. Entre suas obras destacamos Pieta (escultura em mármore que transmite leveza e realidade); Davi (escultura muito famosa devido as perfeições das formas); além de pinturas como Teto da Capela Sistina (todas as imagens do teto e nave da igreja foram feitas à óleo num trabalho de um verdadeiro mestre), veja as fotos:

pieta escultura renascimento Renascimento Arte   Obras, Artistas, Quadros e Esculturas Renascentistas
Pieta – Maria com Jesus morto
michelangelo Deus e Adao Renascimento Arte   Obras, Artistas, Quadros e Esculturas Renascentistas
Criação do Homem (Deus e Adão), uma das pinturas do Capela Sistina

* Leonardo da Vinci - um dos grandes gênios da Humanidade que reuniam em si muitas habilidades e conhecimentos. Da Vinci era um italiano Pintor, Inventor (tinha projetos de invenções muito avançadas para sua época e tecnologia), Anatomista (estudava o corpo humano, os músculos, ossos e etc) e muito mais. Veja algumas das Obras de Leonardo da Vinci:http://www.alienado.net/grandes-obras-de-leonardo-da-vinci/
Por: Josialane, Sara, Marcos Antônio, Lidiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário