Arte Islâmica
Arquitetura Islâmica |
Quadro do
pintor famoso Njunguna
|
Conceito
A arte
abstrata tem as suas raízes nas artes islâmicas.
O Islamismo foi originado por Maomé e propagou-se a partir da Arábia desde do século VII.Logo depois de uma suposta revelação divina pela Arábia e por diversos países da Europa e Asia. Não significa somente manifestação com objetivo culto e fé, pois apresenta grandes características de um povo que domina durante muito tempo.
Suas artes visuais são elementos geométricos e arabescos que que geralmente não possuem expressões figurativas, encontramos algumas expressões com imagens de animais e humanos.
E uma arte valorizada por conter seus traços únicos mesmo que sejam aproveitando as influências de outros povos, já nas pinturas destacam-se afrescos e miniaturas, hoje encontramos pouco desta arte pois eram feitas nas paredes de palácios ou edifícios públicos.
Na arquitetura, os muçulmanos se expressavam através de construção de mesquitas, escolas religiosas, conhecidas como madrasas, locais de retiros espirituais e túmulos.
A casa de Maomé era local de reuniões para orações, centro políticos, hospitais e refúgios para os mais pobres, eram eram ministradas em, um pátio voltado para o sul e duas galerias com teto de palha e colunas de tronco de palmeira.
Fonte: Pesquisado : autora Jeniffer Elaina da Silva
Arte Islâmica- conceito, história e características
Arte Islâmica
A integração de vários povos criou o "Império Muçulmano", dando origem a arte de uma civilização : a arte islâmica , surgiu com a conquista do mundo antigo pelos Árabes, depois unificou-se sob a bandeira do Islame seu livro sagrado o Alcorão, o povo islâmico,com as constantes invasões de outros povos a arte islâmica só cresceu abrangendo um vasto território e agregando ainda mais para o aumento dessa cultura,vejamos alguns tipos de arte que o povo islâmico preserva; a arquitetura , com suas mesquitas, mausoléus, residências. Com trabalhos bem marcantes na história a arquitetura tem muitas edificações. A pintura em miniaturas para ilustrações de seus livros, a escrita tão valorizada, principalmente no que diz respeito ao livro sagrado para os islâmicos; o Alcorão. Os tapetes além de típicos tem também um valor religioso, a escrita, as caixas de marfim com seus entalhes de figuras e desenhos de animais e pessoas, as pinturas em vidros, vitrais e outros objetos, também a literatura é muito valorizada, a poesia amplamente divulgada e atualmente bastante valorizada, a dança e a música e muitas outras artes que só cresceram e se multiplicaram através do tempo.
Sandra Simonele
Mesquita Azul
Taj Mahal
Pátio dos Leões
residencia
miniatura de pintura criada para ilustrar livros
Ascensão de Maomé
Detalhe da escrita do Corão
livro sagrado do Islam
Tapete Persa Tapete da Índia
Caixas se Marfim entalhado com figuras de animais, vegetação e cortesãos. Motivos e formas de desenhos usados para ilustrar diversos locais e objetos
Decorações em vidro
Pinturas
A Poesia continuou sob a dinastia Omíada(661-750)
com poetas como al-Farazdaq e Jarir
Kathk
Uma das principais formas de Dança da Índia
O Odissi - que ressurgiu após a imdependêcia da Índia -é o resultado de várias tradições de dança, principalmente das tradições Maharis(dançarinas dos templos)
A Música Tradicional Persa
A música tradicional Iraniana
Pesquisa feita no Google;
Unicamp- VII- Encontro de História da Arte
Enciclopédia Multimídia da Arte Universal
História e Licenciatura, Flash Vortex.com ( You Tube)
Imagens da Arte Islâmica- Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário