segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Grécia

    A Grécia é  muito linda pela sua posição geográfica, com uma beleza  que a natureza não lhe poupou. O céu límpido, de um azul claro, assemelha-se às águas do mar, Alí tudo é encanto, é festa, é beleza.É um povo sadio, corajoso e forte, porém, humilde e nobre.  Enquanto sua inteligência sempre viva e apta para aprender, procura decifrar problemas profundos e filosóficos que a envolvem e deles tirar conclusões para a aplicação prática da vida. 

   As característica do povo grego; é que as crianças encontre um meio a crescer intelectuamente e quando esteve na fase de adolescente para adulto já  tenha noções gerais de tudo quanto se passa pelo o mundo. Os gregos tem o costume de freqüentarem um lugar que na própria linguagem deles é chamado "cafenion" (lugar onde se toma café). Alí reunem-se homens de toda classe discutindo vários assuntos correntes do dia, como sejam: lavoura, comércio, política, ciências, jogos, filosofia, literatura, enfim, tudo o que se passa pelo mundo.

 
 

                                              A arte na Grécia

    Da Grécia Antiga compreende-se as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música e arquitetura, desde o início do perido geometrico, quando, emergindo da  idade das trevas iniciou-se a formação de uma cultura original, até o fim do período helenistico quando a tradição grega se dissemina por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 até 146 a.C., data em que a Grécia caiu sob o domínio romano Entretanto, esses limites cronológicos não são um consenso entre os historiadores.

   Os exemplos mais conhecidos da arte grega antiga, e os que mais profundamente influenciaram as gerações posteriores, tanto teórica como materialmente, pertencem ao período classico quando conheceram apreciável unidade ideologica e formal, encontrando os seus alicerces numafilosofia antroprocêtrica de sentidoracionalista que inspirou as características fundamentais deste estilo: por um lado a dimensão humana e o interesse pela representação naturalista do homem e, por outro, a tendência para o idealismo traduzido na proposição de cânones ou regras fixas que definiam sistemas de proporções e de relações formais para as produções artísticas.

 
O Discóbolo de Míron, uma das mais conhecidas obras da arte grega
    Fonte:  http://blog.groupon.com.br/2011/12/06/grecia/

   http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga

   Valda de O. Silva




                                    A Arte na Grécia Antiga


 
     Foto: Templo de Paternon , Atenas.

    A arte grega engloba expressões culturais, arquitetônicas, pintura, escultura, literatura, teatro etc. Os artistas manifestavam a vida através da arte e buscavam inspiração na natureza como símbolo de perfeição e harmonia. A arte era traduzida através do interesse pelo homem, pela democracia, beleza e racionalismo. Por serem politeístas e acreditarem na semelhança entre Deuses e homens, refletiu-se plenamente na arquitetura através de seus templos construídos em toda a Grécia, um dos mais famosos é o templo do Partenon em Atenas.
 
                       Foto: Vaso de cerâmica Grega
 
    Quando o assunto é pintura, os vasos de cerâmica são os principais representantes, se destacando na Ilha de Creta, com suas características próprias, a qualidade técnica e o excelente acabamento. O estilo impresso na pintura buscava a harmonia, geralmente com formas geométricas, utilizando-se do preto.
    A arte Grega deixou um legado de contribuições culturais, de inegável valor, admirada e reconhecida ao redor do mundo, sendo um berço de inspiração para as manifestações artísticas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga

Patricia Helena Costa Silva



Um comentário:

  1. hi,
    i can see you are using my greece photo and you have a link below where you got it from ie groupon, can you please link or give me credit instead as groupon don't have permission to have it my name is giovanna tucker and my company is www.exploretravelphotography.com
    thanks,

    ResponderExcluir