terça-feira, 13 de maio de 2014

Paleocristianismo

   A arte paleocristã e a arte produzida pelos cristãos em uma fase ainda de desenvolvimento e aceitação tendo início até onde se tem conhecimento, no século II até o final do século V, após o século V vai se iniciar o desenvolvimento da arte bizantina.  Antes do início do século II os cristãos eram um grupo minoritário em toda a Roma, eram um grupo perseguido com sua religião pertencente as classes mais pobres. O motivo da perseguição aos cristãos está no fato desta religião se tornar mais forte do que a religião oficial do império romano. É impossível negar a habilidade desses princípios em atrair cada vez mais fieis, a religião considerada nova para a época atraia muitos fieis porém, no caso da arte como lhes faltavam recursos suficientes, muito da arte “cristã primitiva” se perdeu ou foram destruídas. É interessante perceber a diversidade de modalidades que foram adquirindo: pinturas murais em catacumbas romanas, mosaicos, iluminura, escultura, dípticos de marfim, bustos... pode-se dizer que a arte paleocristã divide-se em duas fases: antes e depois da aceitação do cristianismo como religião oficial do império romano. 
Pintura de maria com o menino jesus. Século II , catacumba de Santa Priscila, Roma.

Catacumba de Santa Priscila, Roma.

cubículo de Velata, Século III
A sala que tem a pintura "cubículo de velata" que esta na catacumba de Santa Priscila esta a representar a mulher com um vestido litúrgico e um véu sobre a cabeça, os braços estão levantados em atitude de oração, ao seu lado tanto esquerdo como direito mostram cenas bíblicas e iconografias cristãs, a bidimensionalidade, as escolhas da simplificação e a clareza narrativa das figuras foram o alicerce principal na construção simbólica cristã em sua primeira fase. Em todas as fases vemos a utilização do sincretismo isto é, aquilo que é pagão passa a pertencer ao repertorio cristão onde se da um novo significado, aquilo que é alheio passa a pertencer aquela doutrina.
Díptico de Marfim, representando
Cristo e dois apóstolos, séc. V.
 já na segunda fase com a implementação do cristianismo como religião oficial , a arte paleocristã foi difundida em basílicas e incentivada em outros suportes. este díptico de cristo e dois apóstolos, percebe-se a esquematização das figuras é coerência narrativa. Matéria de estilo escultórico de pouco relevo e escala reduzida, se praticava esse suporte desse modo para evitar a idolatria pela imagem o que era uma grande preocupação. a esquematização das cenas nesse período era para retratar as passagens bíblicas, servia para os que não sabiam ler, aprender os ensinamentos vendo as imagens.

Por: Igor Ricardo

fontes:

 http://www.catacombepriscilla.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário