quarta-feira, 21 de maio de 2014

Estilo Rococó por Francisca Sheila


A Arte do Estilo Rococó


O estilo rococó desenvolveu-se como sucessor do barroco (perola irregular), numa ampla gama de manifestações artísticas, entre as quais se incluíam a arquitetura, a música e a literatura, assim como a pintura. Ele enfatizava a leveza, a decoração e o refinamento estilístico. Originou-se em Paris no início do século XVIII, o rococó não demorou a difundir-se para o resto da Europa. Considerada uma arte essencialmente decorativa, por alguns críticos.
A relação do Rococó com a burguesia também pode ser vista em boa parte dos quadros que definem esse tipo de arte. Ao contrário da forte religiosidade barroca, a pintura desse estilo valoriza a representação de ambientes luxuosos, parques, jardins e temáticas de cunho mundano. As personagens populares perdem espaço para a representação dos membros da aristocracia. A jovialidade e a edificação do prazer, o tédio e a melancolia são os estados emocionais que geralmente contextualizam os quadros do Rococó.
Ao contrário do Barroco, que se prendia fortemente à figura religiosa, a temática do Rococó mostra preferencialmente uma vida de divertimento, que levou uma parte da crítica a classificá-lo de pintura fútil.
 Bathsheba Bathing, circa 1725 Giclee Print

Sebastiano Ricci - Italiano, Pintor da era do Rococó, (1659-1734]

http://www.portalartes.com.br/artes/91-barroco-e-rococo.html


 

O divertimento de jovens burgueses no jardim: um traço característico do estilo rococó
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário