quinta-feira, 15 de maio de 2014

Mesopotâmia

                                                                       Mesopotâmia
Os Rios Tigres e Eufrates foi chamada, na antiguidade, de Mesopotâmia, que significa “entre rios”. Tudo isso e muito mais foi criando por um extraordinário povo que viveu há mais de quatro mil anos a.C. É muito tempo, não é verdade? que tal conhecermos melhor essa civilização?
                                                                      
Na Mesopotâmia havia dezenas de cidades, cada uma delas controlando seu próprio território rural e pasto rial, bem como sua própria rede de irrigação, pois estavam localizadas ao longo dos principais cursos de água. Os impérios, entretanto, conservavam o nome das cidades que os originou: Império acádio(Acad)Império Babilônico(Babilônia) e Império(assur). Os povos mesopotâmicos eram politeísta, isto e, adoravam diversas divindades, e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quando o mal. As divindades representavam os elementos da natureza, como o vento, a água, a terra, o sol. A sua vida espiritual sofreu várias alteração por existi diversos povos. Os nomes do deus e deusas foram mudados de acordo com as diferente línguas, mas seu atributos e função continuaram a mesma. Cada cidade tinha seu deus e deusa, ao qual pertencia e que com ele se identifica, tendo o principal templo da cidade em sua homenagem. No tempo de Hamurabi, por exemplo, o deus Marduc, da Babilônia, era adorado em quase toda região da Mesopotâmia. Cada ser humano, independentemente de sua posição social, acreditavam em um deus ou deusa, ou em mais de um, esperando em troca a sua proteção. Não tinha uma visão otimista da vida após a morte. Acreditavam vagamente que os mortos, ao passarem para o outro mundo, viveram cercados de demônios em meio a trevas profundas. A cultura foi inventada para que os indivíduos registrassem suas leis, mandamentos, pensamento, feitos, negócios e concepção de mundo. A maior parte dos registros encontrados são informações praticas, como por exemplo lista de produtos agrícolas. Empregando estiletes, eles desenhavam palavras sobre tabletes de argila, que, em seguida, eram exposto ao sol até endurecer.


                                                                     Cidade de Uruk


                                                     Um shedu, Assíria, calcário, do século VIII a.C.Museu do Louvre


                                                                     Venerador mesopotâmico de 2 750-2 600 a.C.

A vida cotidiana na mesopotâmia era de escravos e pessoas de condições mais humildes levavam o mesmo tipo de vida. A alimentação era muito simples. Pão de cevada, um punhado de tâmaras e um pouco de cerveja leve. Isso era a base do cardápio diário. As vezes comiam legumes, lentilhas, feijão e pepino ou, ainda, algum peixe pescado nos rios ou nos canais. A carne era um alimento raro. Na habilitação, a mesma simplificação. Às vezes a casa era um simples cubo de tijolos crus, revestido de barro. O telhado era plano e feito com trocos de palmeiras e argila comprimida. Esse tipo de telhado tinha a desvantagem de deixar passar a água nas chuvas mais torrenciais, mas em tempo normais era usado como terraço. As casas não tinha janela e à noite eram iluminadas por lampiões de óleo de gergelim. Os insetos eram abundantes nas moradias. Os ricos se alimentavam melhor e moravam em casas mais confortáveis que os pobres. Mesmo assim, quando as epidemias se abatiam sobre as cidades, a mortalidade era a mesma em todos os grupos sociais. Na mesopotâmia o rei era considerado um representante dos deus. A autoridade do rei estendia-se a todos as cidades. Ele era auxilio por ministro, sacerdotes e funcionários. Legislava em nome das divindades, assegurava as práticas religiosas, zelava pela defesa de seus domínios e regulamentava a economia. As principais atividades econômicas da mesopotâmia a agricultura e o comercio. Os povos mesopotâmicos desenvolveram também a tecelagem e o artesanato, fabricando armas, joias e objetos de metal.


 Fonte: http://turmadoamanha.com/tag/o-que-e-uma-cidade-estado/.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibbxljWvMyJrISf4-j6vVQ3TTMByHKr81s_bnFguwX488ENt4K2v8qtZhipZCXerMT0RZJ91eEl0_F0_NpE5B85wdSA8njxTuLQ8PlvlOprYALj5gwkOfLZ5hQyPVgq5T2eNFCTxYxVms/s1600/640px-Human_headed_winged_bull_profile.jpg


Por: Tatiane Rodrigues Lira




































Nenhum comentário:

Postar um comentário