terça-feira, 1 de julho de 2014

Arte Romântica

              

              A Arte Romântica
                                                           

               Romantismo, Romanticismo movimento artístico político que iniciou-se por volta 1800 (na Europa, final do séc.XVIII até séc.XIX). Onde valorizou-se principalmente os indivíduos e suas sensibilidades, emoções e os valores internos.Visão contrário à outros movimentos como o iluminismo e racionalismo. No racionalismo valorizava-se mais o ser, o sentir; paixão, intuição, saudade, dor, fé, os sonhos os desejos, enfim as realizações individuais de cada um. As características mais marcantes do Romantismo: O amor platônico, temas religiosos, tradições populares, liberdade de criar e de exprimir suas ideias, valorização do emocional individualismo o Eu "Ego", patriotismo critica a sociedade. Valorizava muito mais o subjetivo do que a objetividade, o mais intenso do que o real. 

Origens: Itália, Alemanha, Inglaterra e na frança ganhou espaço expandindo-se por toda a Europa e Américas.
Principais destaques nas Artes: Valorização aos estilos; Romântico, Gótico, Bizantino, Chines e Árabe. Tudo isso nas artes-plasticas; Pintura, Arquitetura, Escultura.
Algumas principais obras e autores: Cantos e Inocência do poeta inglês Willian Blake, os sofrimentos dos jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês Willian Wordesworth e diverssas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
Música vem a valorização da liberdade de expressão emoções e recursos das orquestras, Beethovern, dar inicio as primeiras evidências do romantismo, a terceira sinfonia é um marco histórico, também a Sonata Poética.Os musicos desta época mais citados são: Ludwig Van Beethoven, (Obras românticas), Franz Shumann, Hecton Berlioz, Franz liszt e Richard Wagner; Na Ópera os compositores mais citados foram Verdi e Wagner.
Ópera na Itália - Puccini.
Na pintura evidenciou-se na França e na Espanha os quadros de matanças de Delacroix ou do Colosso de Goya.
Na Arquitetura foi  até contraditório em relação as outras artes, se tornou menos expressivas, mudando os materiais e inovando com o ferro fundido e aço, alguns nomes que destacaram-se; Garnor, responsável pela Ópera de Paris, Barry e Puguin, que construiram o parlamento de Londres, e Waesemann na alemanha, responsável pelo centro neogótico de Berlim. Na Espanha neogótico hindu. 
Na escultura Rubens, com motivos heroicos e militares: Rude e Barye na França, Bartolini, na Itália e kiss na Alemanha.  



Sandra Simonele Mendes 




Pesquisa feita: Enciclopédia Multimídia da Arte Universal.
                      História Universal da Arte ed. Melhoramentos 

  
Ludwig van Beethoven





                                    Eugene - Delacroix




                                             Liberdade Guiando o Povo

                                  Mar em Tempestade
                                                                             








                             
                      

                                 Ópera de Paris      
                                                      
                                           









Pavilhão de Brighton

                                 A barca de Dante , Delacroix, Museu do Lovre, Paris





Nenhum comentário:

Postar um comentário