segunda-feira, 9 de junho de 2014

Raionismo

 O Raionismo foi um movimento russo que foi o primeiro a apresentar uma arte não-figurativa que se desenvolveu na Rússia em 1911. inspirados no cubismo e futurismo, o casal Mikhail larionov e Natalia goncharova desenvolveram esse movimento artístico em oposição ao academicismo russo relacionado aos estilos clássicos e o do realismo, então surge a proposta de pintar não a realidade objetiva e figurativa em si mas a realidade dos raios de luz refletidos no espaço.
Mikhail Larinov, nocturne , 1913.

Não há a pintura de paisagens, pessoas ou objetos mas sim seus raios de luz refletidos no espaço, a pintura se revela através desses feixes de luz que são traçados em um ritmo dinâmico, feixes que se cruzam e explodem mostrando o universo desses raios luminosos. nesta pintura nocturne representa o conflito de cores entre tons escuros e semi-leves.
Mikhail Larinov, rayonist drawing, 1911.
desenho que representa as primeiras tentativas de Larinov de representar um raio de luz estudando os feixes e traçados.
Natalia Goncharova, Rayonist composition, 1912.
composição raionista de Natalia  goncharova, menos abstracionista que Larionov a paisagem e o cenário compositivo só se revela através dos traçados dos raios. o importante a se notar e que o que separa o raionismo do futurismo em técnica é essa movimentação que tende a uma completa abstração ou não. enquanto o objeto de conceito do futurismo remete ao movimento e a mudança do espaço e da figuração pictorica, no raionismo remete ao movimento da luz de modo explosivo, cortante e de cruzamentos de traços luminosos.

Mikhail Larinov, rayonnisme rouge. 
explosão dos feixes de luz através de seus cruzamentos, um feixe corta o outro de forma dinâmica e de diversas angulações. 

Por: Igor Ricardo

Fontes: www.poetanarquista.blogspot.com.br/2012/06/pintura-natalia-goncharova.html
http://www.tate.org.uk/art/artworks/larionov-rayonist-drawing-t01325/text-catalogue-entry
http://www.tate.org.uk/art/artworks/larionov-nocturne-n06192
.DERZE. Farlley. Raionismo: luz na tela, sombra na literatura. 2011.

4 comentários:

  1. alguem esta lendo isso ?... meu comentário, não o texto. o texto é muito bom alias, parabens

    ResponderExcluir
  2. alguem esta lendo isso ?... meu comentário, não o texto. o texto é muito bom alias, parabens

    ResponderExcluir