segunda-feira, 2 de junho de 2014

Barroco

O renascimento deu ao homem o papel de senhor absoluto da terra, dos mares, da ciência e da arte. E o sentimento de que, por meio da razão, ele tudo podia. Mas até onde iria a aventura humanista? No século XVII, por força de vários acontecimento religiosos, políticos e sociais, valores religiosos e espirituais abandonados no mundo medieval ressurgem, passado a conviver com os valores renascentista. A expressão artística desse momento de atualismo e contradição é o barroco. Estudar esse movimento implica conhecer as condições em que vivia o homem da época, tanto na Europa quanto o Brasil-Colônia.
                       
                                                              Arte Barroco 

A palavra 'barroco', de origem portuguesa, significa uma pedra preciosa imperfeita, com os seus formatos irregulares. O Barroco é uma manifestação literária. O movimento Barroco teve seu início na Itália, ao final do século XVI e início do século XVIII.A linguagem barroca é a expressão da ideias e dos sentimentos, seus temas e suas construção combinam-se para expressar a concepção barroca do mundo. As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos.
O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes. Uma das ideias do fenômeno do Barroco era de fazer a junção dos dois elementos, fé e ciência, o primeiro, resgatado pela Contrarreforma e o segundo se expandia com a modernidade. A partir disso, surgiu uma vertente encontrada no Barroco, que era o fusionismo. Esse segmento da arte barroca visava a mistura dos elementos presentes nas duas ideologias. O pessimismo também é outra característica encontrada na arte barroca, assim como o conflito entre o 'eu' e o mundo, em que os autores se sentiam divididos entre razão e fé. Na arte barroca, encontram-se alguns atributos que relatam o sofrimento do ser humano, com miséria e dor.


Nas pinturas era comum o ponto de vista medieval e os ideais renascentistas, ou seja, havia a mistura de luz e sombra nas pinturas; a literatura combinava os pensamentos racionais com os irracionais. A imagem das divindades ganhava formas humanas, na mistura entre o homem e Deus, a fé e a razão, os seres celestiais, nas pinturas, eram homens e mulheres.





                                    Artista: Peter Paul Rubens, pintura à óleo (1630), 45×66 cm




                                                                 Artista: Frans Snyder











Referência bibliográfica : http://arteref.com/movimentos/barroco-xvi-xviii/.
                                         http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco.




Tatiane Rodrigues Lira.

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