O renascimento deu ao homem o papel de senhor absoluto da
terra, dos mares, da ciência e da arte. E o sentimento de que, por meio da razão,
ele tudo podia. Mas até onde iria a aventura humanista? No século XVII, por
força de vários acontecimento religiosos, políticos e sociais, valores
religiosos e espirituais abandonados no mundo medieval ressurgem, passado a conviver
com os valores renascentista. A expressão artística desse momento de atualismo
e contradição é o barroco. Estudar esse movimento implica conhecer as condições
em que vivia o homem da época, tanto na Europa quanto o Brasil-Colônia.
Arte Barroco
A palavra 'barroco', de origem portuguesa, significa uma
pedra preciosa imperfeita, com os seus formatos irregulares. O Barroco é uma
manifestação literária. O movimento Barroco teve seu início na Itália, ao final
do século XVI e início do século XVIII.A linguagem barroca é a expressão da
ideias e dos sentimentos, seus temas e suas construção combinam-se para
expressar a concepção barroca do mundo. As obras do movimento Barroco
apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser
humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é
possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos.
O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem
fortes. Uma das ideias do fenômeno do Barroco era de fazer a junção dos dois
elementos, fé e ciência, o primeiro, resgatado pela Contrarreforma e o segundo
se expandia com a modernidade. A partir disso, surgiu uma vertente encontrada
no Barroco, que era o fusionismo. Esse segmento da arte barroca visava a
mistura dos elementos presentes nas duas ideologias. O pessimismo também é
outra característica encontrada na arte barroca, assim como o conflito entre o
'eu' e o mundo, em que os autores se sentiam divididos entre razão e fé. Na
arte barroca, encontram-se alguns atributos que relatam o sofrimento do ser
humano, com miséria e dor.
Nas pinturas era comum o ponto de vista medieval e os ideais
renascentistas, ou seja, havia a mistura de luz e sombra nas pinturas; a literatura
combinava os pensamentos racionais com os irracionais. A imagem das divindades
ganhava formas humanas, na mistura entre o homem e Deus, a fé e a razão, os
seres celestiais, nas pinturas, eram homens e mulheres.
Artista: Frans Snyder
Referência bibliográfica : http://arteref.com/movimentos/barroco-xvi-xviii/.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco.
Tatiane Rodrigues Lira.
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