quarta-feira, 4 de junho de 2014

Neoclássico


Neoclássico
O neoclassicismo foi um estilo dominante na arte ocidental do fim do século XVII ate aproximadamente 1830. Em sua forma mais básica,o movimento buscava reviver o espririto das grandes civilizações da Grécia e de Roma antiga e reagir ao hedonismo e a frivolidade do movimento rococó.
O impulso inicial não veio dos artistas, e sim dos pensadores (filósofos), eles exirgiam uma arte que fosse racional, moral e intelectualizada . Um renascimento da cultura do mundo clássico, as principais fontes de inspriração pra aos neoclassicistas vinham das narrativas literarias e historicas.
Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
O neoclassicismo se tornou popular em outras ramos da arte além da pintura.
Na pintura um dos grandes nomes foi o de Jacques -Louis David (1748-1825) pintou fatos relacionados à vida do Imperador Napoleão, se tornando pintor oficial. As características encontradas em suas obras foram: realismo, emoção, sentimentos, o imperador, etc.
Outro artista foi Jean Audguste Dominique ingres (1780-1867) mais conhecido simplesmente por Ingres, foi um celebrado pintor e desenhista francês, discípulo de do pintor Jacques -Louis David, Ingres defendia a escola neoclássica, mas muitos vêem em sua obra influências do movimento romântico.
Na escultura, principais nomes foram Antonio Canova, Betel Thorvaldse e John Flaxman.
Artes decorrativas na Grã Betanha, Adam e Wyaatt transformava as decoraçoes das casas de campo.
Arquitetura tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo.
O neoclassicismo chegou ao Brasil graças à corte portuguesa por volta de 1808. Uma das primeiras manifestações do movimento se deu em 1826, no momento da fundaçao da academia imperial de Belas Artes.
Na literatura esse periodo foi marcado pelo arcadismo. As principais caracteristicas da produção literaria desse momento foram a objetividade e os temas voltados a natureza.
Os principais autores do período viviam em Vila Rica. Os grandes expoentes do movimento foram: Cláudio Manuel Costa (1729 - 1789), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Silva Alvarenga (1749-1814)
O neoclassicismo foi fortalecido ainda mais no Brasil no ano de 1816, quando chegou ao país a Missão Artística Francesa, formada por 40 artistas neoclássicos. Os sinais do movimento foram mais notados na literatura e na arquitetura.
O neoclassicismo pregava o racionalismo, o equilíbrio, a ordem, a moderação e a economia. A grande inspiração do movimento foi o legado cultural da Antiguidade Clássica.
Com o passar dos anos, o neoclassicismo se fundiu ao Romantismo e ao Realismo.



A morte de Sócrates 1787
Jacques Louis David
òleo sobre tela
1,30m x 1,96m 
Metropolitan Museum Of Art
Nova York,EUA


A grande Odalisca 1814
Jean Auguste Dominique Ingres
 Óleo sobre tela
91cm x 162cm
Museu do Louvre,Paris, França



Leida Ferreira de Lima Carvalho



Referências:

http://historia-da-arte.info/mos/view/Neoclassicismo/
http://www.fotolog.com/karenreis7/42056703/
Farthing,Stephen,1950
tudo sobre Arte/ Stephen Farthing ( tradução de Paulo Polzonoff Jr.et al.)
Rio de janeiro: Sextante,2011



2 comentários:

  1. Minha filha só queria saber do celular isso estava me deixando muito preocupado, então um amigo me falou que estava passando pelo mesmo com o filho dele e falou sobre um programa que usa, então resolvi instalar no celular da minha filha e vi tudo que ela estava aprontando escondido no celular, agora consigo impor limites e se não fosse esse programa não conseguiria ver o que estava fazendo é realmente muito bom eu recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-sms

    ResponderExcluir
  2. Stainless Steel vs Titanium Apple Watch Watch, A Review
    Stainless infiniti pro rainbow titanium flat iron Steel is a stainless steel watch. Its blade angle is cobalt vs titanium drill bits not quite sharp and the blade length is a little shorter than average, titanium hair clipper the omega seamaster titanium Stainless steel model titanium build for kodi

    ResponderExcluir